Depoimento: Diego Ucha (HAL/Senac) fala sobre a Final Internacional em Macau

Global Management Challenge 2 de Maio de 2011

No dia 11 de abril de 2011 aterrisamos em solo Chinês, após mais de 40 horas em trânsito, para representar o Brasil e o Senac e na final internacional do Global Management Challenge (GMC). O cansaço da longa jornada se tornara pequeno, perto da euforia e do orgulho claramente estampados no semblante da equipe.

Aproveitamos todas as oportunidades que toda Final Internacional do GMC propicia. Conversamos e trocamos contatos com excelentes profissionais e estudantes das delegações dos outros países, que se mostraram pessoas extremamente compentes em suas áreas de atuação. O perfil é multidisciplinar: são advogados, cientistas da computação, áreas relacionadas à medicina, administração de empresas e muitas outras.

Também tivemos a oportunidade de conhecer uma belíssima ex-colônia portuguesa: Macau! Em alguns momentos é antagônica, com a arquitetura chinesa clássica contrastando com riquíssimos cassinos de visual contemporâneo, colunas em mármore e relíquias em ouro exibidas na entrada. Fato interessante sobre a cidade: Macau possui o português como lingua oficial. Todas as placas informativas nas ruas possuem a versão em português, porém são raras as pessoas que falam o português atualmente. Nos cinco dias que estivemos lá, encontramos apenas um chinês que falava um pouco de português.

Avaliando o resultado de todas as equipes, verificamos que conquistamos o décimo lugar geral. Alcançamos uma pontuação maior que outros 15 países. Recebemos feedback muito positivo dos Russos e Poloneses, que lideraram nossa chave.

Passados alguns dias do evento, continuamos recebendo muitas mensagens de contatos feitos em Macau, relatando que tivemos uma forte presença de espírito. Feedback valiosíssimo, que demonstra estarmos no caminho certo. Procuramos não só ter excelência na competição, mas também nas relações sociais, que o GMC possibilita pela própria natureza da Final Internacional.

Fazendo um balanço final da viagem e da competição, considero que conseguimos posicionar o Brasil como um concorrente de peso frente às demais delegações.

Fonte: Global Management Challenge

Sobre mim

Especialista em Tecnologia da Informação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli / USP) e Cientista da Computação pelo Senac São Paulo.

Consultor em desenvolvimento de sistemas Web, com especialidade em Bibliotecas Virtuais e Digitais.

View Diego Ucha's LinkedIn profileView my full profile