Alunos do Campus Santo Amaro participam com sucesso de grandes congressos

Senac 5 de Novembro de 2008 PDF

A participação de alunos em congressos importantes tem sido expressiva no Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro. Somente no segundo semestre de 2008, quatro trabalhos foram aceitos em eventos desse porte, o que faz com que eles ganhem status de projetos de iniciação científica. Todos tiveram origem a partir de trabalhos de conclusão do Bacharelado em Ciência da Computação.

Para a professora Joyce da Silva Bevilacqua, coordenadora do curso, mais que destacar a participação dos alunos, é importante “ressaltar a qualidade dos trabalhos de conclusão de curso, que têm nível de projetos de iniciação científica”. O projeto pedagógico do curso estimula a autonomia do aluno e a produção de trabalhos de excelente qualidade, desde o início.

Em setembro, os alunos Diego Ucha e Marcelo Honório participaram do 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS8), que aconteceu no Rio de Janeiro. Eles apresentaram o trabalho “Uma Proposta para Filtragem de Informação em Bibliotecas Digitais”, que “visa colaborar para a melhoria do acesso à informação em bibliotecas digitais, especialmente nas da América Latina e Caribe, que contam com poucos profissionais da área para desenvolverem soluções que otimizem o acesso à informação de seus valiosos acervos bibliográficos”, explica Diego.

Fábio Montefuscolo e Rafael Câmara, que também participaram do CRICS8, apresentaram o trabalho intitulado “Indexação de Documentos Utilizando Processamento Estatístico de Textos”, que consiste em um “aplicativo que busca em textos e artigos científicos palavras-chave que possam identificá-lo de forma sucinta e servir de parâmetro para a organização de uma biblioteca, seja ela física ou digital”, conta Fábio, que faz questão de ressaltar a importância dos professores do Campus para o sucesso do projeto. “Graças à orientação dos professores Fabrício Barth e Orlando Rodrigues Junior, conseguimos um excelente resultado”.

Já o Web Media 2008, realizado em Vila Velha, no Espírito Santo, de 26 a 29 de outubro, contou com a participação dos alunos Gabriel Koji Lemos Hiratani e Thomas Jefferson P. Lopes, que apresentaram seu trabalho “Mineração de Opiniões aplicada à Análise de Investimentos”, durante o evento principal do congresso, o XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. A proposta dos alunos é “criar um processo para extrair opinião dos textos das notícias sobre investimentos e depois relacionar com a variação dos valores das bolsas, a fim de desenvolver um sistema para auxiliar o investidor no processo de tomada de decisão sobre investimentos”, relata Thomas.

Também merecem destaque as participações de Willians Schneider, Nilson Calazans e Luiz Mauruto no Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames 2008), que acontece em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 10 a 12 de novembro. Eles vão apresentar o IRTaktiks, projeto de jogo para interface multitoque, aliado à estratégia. “O IRTaktiks pode ser jogado por mais de uma pessoa em uma superfície multitoque plana. Este ambiente é perfeito para jogos de estratégia, onde ter uma visão aérea do mapa é muito importante”, conta Willians.

O apoio do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro foi muito importante para que os alunos pudessem apresentar seus trabalhos em eventos desse porte. “Nosso orientador nos deu muito apoio, revisando nosso resumo que, ao final, foi aprovado”, contam Diego e Marcelo. Já Willians destaca que “o conhecimento transmitido aos alunos no Bacharelado em Ciência da Computação durante os quatro anos foi de grande auxílio para o sucesso de nosso trabalho”. “O corpo docente foi vital para o nosso projeto, principalmente nosso orientador que respondia e-mails não importava a que horas precisássemos de ajuda”, finaliza Nilson.

Fonte: Senac São Paulo

Sobre mim

Especialista em Tecnologia da Informação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli / USP) e Cientista da Computação pelo Senac São Paulo.

Consultor em desenvolvimento de sistemas Web, com especialidade em Bibliotecas Virtuais e Digitais.

View Diego Ucha's LinkedIn profileView my full profile