Alunos do Centro Universitário Senac destacam-se em competição internacional sobre estratégia e gestão de empresas

Senac 10 de Dezembro de 2007 PDF

A equipe Movimento, formada por alunos do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, foi uma das oito finalistas do Global Management Challenge (GMC), uma das mais importantes disputas internacionais que envolve estratégia e gestão de empresas. A grande final brasileira aconteceu no dia 12 de dezembro de 2007 e reuniu as equipes com melhor desempenho nas etapas anteriores. Os vencedores vão representar o Brasil na final internacional, marcada para abril de 2008, na Romênia.

Bárbara Ramos Scotto e Fernanda Dittrich Cirino, do Bacharelado em Hotelaria, Diego Ferreira Ucha, do Bacharelado em Ciências da Computação, e Vitor Soares Martin, estudante de Engenharia Ambiental, conquistaram o sexto lugar, competindo de igual para igual com equipes das principais universidades do País, como Poli-USP, FEA-USP, FGV e Unicamp.

Na final, realizada na sede do IBC, organizador da competição no Brasil, os finalistas participaram de cinco rodadas de tomadas de decisão sobre o destino de uma empresa. Em cada decisão, 66 variáveis deveriam ser consideradas num intervalo de apenas 1 hora, o que garantia não apenas a adrenalina como também simulava a pressão de mercado. Por diversas vezes, a equipe Movimento se manteve à frente de equipes mais experientes na competição, como a própria equipe vencedora do GMC em 2006 e que lutava pelo bicampeonato.

“O sucesso da equipe de alunos do Centro Universitário Senac é resultado direto da aposta da instituição na formação empreendedora dos jovens. Permitir que jovens de carreiras como Hotelaria, Ciências da Computação e Engenharia Ambiental concorram, de igual para igual, com estudantes de Administração e Engenharia é uma grande conquista para os alunos e para o Senac São Paulo”, comemora Juliano Seabra, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Senac, órgão corporativo que tem a missão de pensar e implementar ações e programas para inserção do empreendedorismo em todas as modalidades de ensino como, por exemplo, o Conexões Senac.

Os quatro graduandos dos três cursos do Ensino Superior do Centro Universitário Senac passaram pelo Conexões Senac 2007, competição de empreendedorismo e inovação em que os interessados têm o desafio de identificar uma oportunidade inovadora, como uma nova empresa, um projeto dentro de uma empresa já existente ou uma iniciativa social, e desenvolver um plano de negócios para sua implementação.

"O GMC é uma competição internacional que desafia estudantes universitários e profissionais a administrarem, da melhor forma possível, uma empresa virtual. Em cada um dos 25 países em que se realiza, centenas de equipes assumem a administração de uma empresa virtual e buscam as melhores estratégias de gestão para vencer as dificuldades. Na edição iniciada em agosto de 2007, participaram 320 equipes de universitários de todo o País. Desde 2006, o Senac apóia a participação de alunos nessa competição internacional", explica Juliano.

"A presença de alunos do Senac, interessados em carreiras tão distintas como hotelaria e ciências da computação, em uma competição freqüentada majoritariamente por estudantes e profissionais de engenharia e administração de empresas, é um dos mais positivos resultados do processo de formação empreendedora que tem sido oferecida aos nossos estudantes", comemora o profissional.

Sobre o Conexões Senac
A competição acontece de agosto a novembro. Nesse período os alunos desenvolvem características empreendedoras, por meio de uma bateria de capacitações sobre temas correlatos, como Atitude Empreendedora, Identificação de Oportunidades, Plano de Negócios, Finanças e Técnicas de Apresentação. Os projetos são avaliados em dois momentos, a banca oral (40%), onde os alunos têm 10 minutos para apresentarem suas idéias e a banca técnica (60%), onde o plano de negócio é avaliado.

Fonte: Senac São Paulo

Sobre mim

Especialista em Tecnologia da Informação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli / USP) e Cientista da Computação pelo Senac São Paulo.

Consultor em desenvolvimento de sistemas Web, com especialidade em Bibliotecas Virtuais e Digitais.

View Diego Ucha's LinkedIn profileView my full profile